Processo OrthoPets

Esta seção foi criada como um guia para você aprender sobre o processo de atendimento e fabricação OrthoPets. Projetamos nosso processo visando garantir que nossos pacientes recebam o melhor cuidado possível e a atenção que eles merecem – sempre, o tempo todo!

Passo 1: Avaliação do paciente para Órtese/Prótese Ortopédica

patinhaA avaliação do paciente para a obtenção de um aparelho fabricado sob encomenda deve considerar todos os aspectos da lesão existente nos pacientes, deformidade, o ambiente em que vivem e quais atividades seu bicho gosta de praticar em sua recreação.

As metas de longo prazo, tanto dos proprietários quanto do veterinário, dão orientação, foco e resultados quantitativos para o nosso projeto.

Uma vez que a OrthoPets tenha considerado as questões acima, podemos recomendar uma solução que atenda aos nossos pacientes de maneira exata e específica!

Passo 2: Moldagem do paciente para Órtese/Prótese Ortopédica

patinhaPor favor, note que se o molde não for feito corretamente, vamos pedir ao seu veterinário que o faça novamente. Isso será necessário para obter uma moldagem adequada e que seja suficiente para a obtenção de um aparelho ortopédico apropriado e exato. A OrthoPets fornece instruções específicas do passo a passo para a moldagem de cada aparelho. Entre em contato conosco antes de iniciar o processo.

  • A moldagem deve ter somente 1-2 camadas de espessura.
  • NÃO UTILIZE SERRA PARA GESSO para a retirada do molde. O uso de uma lâmina de gancho para cortar as camadas de gesso endurecido é mais adequado.
  • Moldes de gesso sintético que estejam flexíveis não são apropriados para uso na fabricação dos aparelhos ortopédicos veterinários.
  • Utilize somente material de moldagem de gesso sintético.
  • Por favor, fixe com fita adesiva a canaleta de corte no membro a ser moldado de acordo com as instruções contidas no item “Instrução de Moldagem em Gesso Sintético”, especificado de acordo com o tipo de aparelho necessário.
Instrução de Moldagem em Gesso Sintético
  • Por favor, note que o procedimento de moldagem é a parte mais importante de todo este processo. Se a OrthoPets não receber um molde exato, vamos solicitar ao seu veterinário que realize uma nova moldagem.
  • A OrthoPets não se apressará em um projeto cujo molde não estiver adequado apenas para concluí-lo rapidamente. Temos orgulho em dispender tempo e esforços necessários para que recebamos um molde bem feito.

Nossos produtos são todos feitos a partir de um molde exato do membro do seu animal. Este molde pode ser conseguido de duas maneiras:

  1. O veterinário pode ter a maioria dos materiais de moldagem necessários à mão. Seu veterinário terá que seguir as nossas instruções de moldagem que podem ser enviadas por e-mail ou fax. Seguindo nossas instruções específicas, o molde pode ser feito corretamente e ser bem utilizado em nosso processo de fabricação. Se este for o caminho que você escolher, por favor, contate-nos para receber os formulários necessários que deverão ser apresentados com o molde pronto e visite nossa galeria de vídeos para assistir a um vídeo curto que apresenta informações detalhadas sobre como tirar o molde de gesso.
  2. Temos um kit de moldagem não reembolsável disponível para compra (preço sob consulta). Você vai encontrar todos os materiais necessários, além de uma lista de utensílios comuns que você vai precisar para o processo de moldagem. Este kit é montado para ser enviado para sua clínica veterinária local, caso não tenham os materiais necessários.

Por favor, note que a OrthoPets Brazil & South America Veterinária Ortopédica e Protética exige o preenchimento de um formulário pelo seu veterinário para a solicitação de um de nossos aparelhos ortopédicos.

A OrthoPets também incentiva que todos os animais de estimação que estiverem utilizando nossas órteses e ou próteses também passem por um processo de adaptação em um trabalho conjunto com um Fisioterapeuta formado em Reabilitação Animal. Começar a usar um aparelho ortopédico é apenas o primeiro passo na jornada de seu animal de estimação para seu retorno a um estilo de vida ativo!

Passo 3: Prazo de fabricação dos aparelhos

patinha

O prazo para fabricar um aparelho feito sob encomenda para o seu animal de estimação irá variar dependendo do estilo, material, e número de articulações anatômicas a serem incluídas nele.

Após o recebimento do molde em gesso sintético, a OrthoPets irá avaliar o seu projeto e prontamente entrará em contato para discuti-lo e fornecer uma data para conclusão do mesmo. Geralmente, a partir do momento que a OrthoPets recebe os moldes, as medidas e o pagamento, o processo deverá levar de 10-15 dias úteis para ser concluído. Para aparelhos bilaterais, o processo poderá levar de 15-20 dias úteis para conclusão. Próteses também podem levar de 10-15 dias úteis. A OrthoPets reserva-se o direito de alterar este prazo de fabricação dependendo do volume de aparelhos em processo de fabricação ou se a OrthoPets estiver aguardando o recebimento de algum componente específico vindo de algum fornecedor.

A OrthoPets também oferece o serviço de ENTREGA IMEDIATA. Por um custo adicional (sob consulta), a OrthoPets garantirá que a fabricação do aparelho seja concluída e enviada ao cliente no prazo de 3 dias úteis (feriados e fins de semana excluídos), a partir da data do recebimento de seu projeto.

Passo 4: Processo de Fabricação

patinha

Nós fabricamos artesanalmente cada um dos nossos aparelhos para garantir um ajuste excelente e para que atenda de maneira incomparável as necessidades individuais de nossos pacientes.

A OrthoPets combina o molde com as medidas para produzir uma base modelo em gesso. O modelo em gesso não é uma cópia exata do membro afetado. Em vez disso, o modelo em gesso é habilmente esculpido e modificado para adquirir forma e contorno que determine onde o aparelho irá estabelecer contato com o membro e onde não irá tocá-lo. Este é o segredo para que o aparelho tenha um ajuste perfeito e desempenho excelentes.

A partir de então, o modelo em gesso esculpido é envolvido a vácuo por um composto de plástico ou de fibra de carbono (conforme a escolha do cliente). Uma vez que o composto plástico esteja arrefecido (24 horas), a OrthoPets realiza cortes dando forma à moldura (o aparelho). Um esmeril é utilizado para aperfeiçoar e completar a forma final da moldura. Os últimos passos são para anexar fivelas, correias, forro de espuma, etc., para compor a armação de plástico.

Passo 5: Cronograma de desgaste inicial do seu novo aparelho

patinha

Um aparelho fabricado customizado não se destina a ser usado em tempo integral. Este deve ser metodicamente utilizado, controlando o tempo de uso ao longo de 2 semanas. Devido ao fato que o quadro externo composto de plástico do aparelho não muda de forma nem quebra, isso também significa que o aparelho não se “desgasta”, como ocorre com um par de sapatos novos que vai laceando conforme o uso.

Este período de uso permite uma avaliação tanto da forma quanto do funcionamento do aparelho. A inspeção da pele, pêlos e de proeminências ósseas, irão confirmar a exatidão do ajuste. Observar o paciente realizar atividades normais garante que nosso paciente esteja sendo verdadeiramente beneficiado pelo uso do aparelho.

A OrthoPets utiliza-se de um levantamento subjetivo para avaliação, o qual foi desenvolvido por um grande hospital veterinário. Esta pesquisa fornece ao tutor do nosso paciente um método pelo qual se pode avaliar a melhoria do seu animal de estimação de maneira confiável e quantitativa.

A OrthoPets também incentiva que todos os animais de estimação que estiverem utilizando nossas órteses e ou próteses também passem por um processo de adaptação em um trabalho conjunto com um Fisioterapeuta formado em Reabilitação Animal. Começar a usar um aparelho ortopédico é apenas o primeiro passo na jornada de reabilitação do seu animal de estimação.

Passo 6: Ajustes e modificações para melhoria do desempenho de um novo aparelho

patinha

Ajustes e/ou modificações são uma parte necessária e normal de um aparelho fabricado sob encomenda. A OrthoPets se esforça para garantir que cada aparelho se encaixe e funcione perfeitamente desde o início. Durante o período de uso inicial, alterações necessárias na forma ou desempenho do aparelho podem ser necessárias.

Como a OrthoPets recebe um molde estático de nosso paciente, ao projetar e fabricar o aparelho consideraremos a lesão existente no membro ou deformidade, as informações sobre as atividades do paciente e ambiente em que vive, assim como as metas de saúde a curto/longo prazo, tudo para garantir o seu melhor ajuste e desempenho possíveis.

Para resolver ou melhorar a forma e desempenho do seu aparelho, a OrthoPets pode ajustar/modificar os seguintes aspectos deste:

  • A concha externa para alívio de pressão ou de apoio adicional;
  • Aumento ou alteração do revestimento de espuma para adequar a absorção de impactos e atrito entre o corpo do paciente e o aparelho;
  • Alterar o design e contato com o membro;

Você pode consultar as instruções de montagem e a forma de ajuste que acompanha o seu aparelho para obter informações específicas relacionadas a este.

Entre em contato conosco trazendo suas dúvidas ou preocupações sobre a adequação ou a função do seu aparelho.

A OrthoPets precisará ver fotos do seu animal de estimação usando a órtese ou prótese, antes de enviá-lo de volta para ajustes.

Ajustes e modificações são uma maneira simples de aperfeiçoar a forma e desempenho do seu aparelho ortopédico!

Reforma e reparos

Reformar ou reparar é um procedimento necessário e normal para um aparelho fabricado sob encomenda. Há uma taxa para reforma (sob consulta) e que depende do tipo de reforma. A OrthoPets classifica seus aparelhos em duas categorias distintas: os “Frames” e os “Soft-Goods”.

O Frame (Concha)

A super estrutura, ou concha, pode ser reparada em certas circunstâncias. Geralmente, não há muito que pode ser feito para reforçar a constituição do quadro. Em alguns casos, a OrthoPets pode adicionar carbono e reforços de metal em um aparelho que apresente rachaduras.

Os Soft-Goods (itens de menor duração)

Tudo o que é conectado ao revestimento é concebido para ser reformado ou substituído, quando necessário. Estes materiais incluem os sistemas de cintas, enchimento de espuma, dobradiças, solado e componentes protéticos. Em uso normal, a maioria desses materiais vai durar entre 12-24 meses. Dobradiças e componentes protéticos geralmente duram por muitos anos.

Como a concha não muda de forma nem sofre avaria, quando os Soft-Goods são renovados ou substituídos, o aparelho fica essencialmente novo, de novo. Isto assegura que os nossos pacientes continuem a beneficiarem-se do aparelho de maneira mais confortável e funcional, enquanto este for necessário para eles.

Entre em contato conosco e traga suas dúvidas ou preocupações sobre seus Soft-Goods ou Frame.

Por favor, note que em caso de modificações feitas fora da OrthoPets USA/Brazil, esta irá anular qualquer garantia do aparelho e poderá resultar na necessidade de compra de uma peça nova.

Ao nos enviar o aparelho para reforma, por favor, inclua o seu nome e informações de contato no interior do pacote, junto com seu aparelho ortopédico.

Reformas são uma maneira simples de estender a vida útil e manter o perfeito desempenho de um aparelho por tempo indeterminado!